Make your own free website on Tripod.com
BEM VINDOS BRUXOS E BRUXAS

Home

Dicionário dos Sonhos
Wicca
Iniciação
Rituais
Feitiços
Poções
Exercícios mágicos
Óleos
Incensos
Instrumentos
O Sabath
A Lua
Os Planetas
Pedras
Ervas e plantas
Símbolos
Os Deuses
Instrumentos

.

pentagira.gif

O altar com quatro elementos: incenso para o ar, vela para o fogo, água para o elemento água e pedra para a terra é uma ótima prática para sintonizar-se harmoniosamente com as forças e espíritos da Natureza, sendo um dos ritos mais básicos em toda Magia.

pentagira.gif

Pentagrama

O pentagrama é um dos símbolos pagãos mais utilizados na Magia Cerimonial. A estrela de cinco ponta representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito. É um talismã de proteção muito benéfico e eficiente.

pentagira.gif

Sino

O sino de cristal ou de latão é freqüentemente usado pelos bruxos para sinalizar o início e fechamento de um ritual ou Sabá, para invocar um espírito ou deidade em particular e para despertar os membros do coven que estão em meditação. Os sino são tocados também em vários ritos funerários wiccanianos para abençoar a alma do bruxo que cruzou o reino dos mortos.

pentagira.gif



Livro das Sombras

O livro das sombras - também conhecido como Livro Negro - é o diário secreto no qual o bruxo registra seus encantamentos, invocações, rituais, sonhos, receitas de várias poções pessoais e outros assuntos. Um livro desse tipo pode ser mantido por um indivíduo em separado ou por todo um coven. Quando ocorre a morte do bruxo, o livro das sombras pode ser passado para seus filhos ou netos, matido pela Alta Sacerdotisa e pelo Alto Sacerdote do coven (se o bruxo for membro de um deles no momento de sua morte) ou queimado para proteger os segredos da arte. Qualquer que seja a decisão tomada, ela naturalmente depende dos costumes daquela determinada tradição wicanniana ou da vontade pessoal do bruxo.

pentagira.gif

Punhal (Athame ou Átame)

O punhal é uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo, tradicionalmente gravada ou cunhada com vários símbolos mágicos e astrológicos. Representa o antigo e místico elemento ar, símbolo da força da vida, e é usado pelos bruxos para traçar círculos, exorcizar o mal e as forças negativas, controlar e banir os espíritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais. O Athame é também uma ferramenta de canalização da sua energia. Nota-se que em determinados rituais o Athame quando mergulhado numa taça ou cálice de vinho simboliza a união da Grande Mãe e do Grande Pai (o Deus e a Deusa). Tradicionalmente tem o cabo preto, é de prata e tem dois fios. Utiliza-se o punhal com cabo branco somente para cortar varetas, colher ervas para magia ou para cura, esculpir a tradicional lanterna de Samhain e gravar (cunhar) runas e outros símbolos mágicos em velas e talismãs. Caso você não disponha de um, pode substituí-lo por algum instrumento similar temporariamente, como uma faca de cozinha, um canivete, etc. Pode ser que você não queira mais trocá-lo por um mais ornamentado.

pentagira.gif

Varinha

Também conhecida como Bastão de Fogo - é um bastão fino de madeira, feito de um galho de árvore ou metal. Representa o antigo e místico elemento fogo, é símbolo de força, de vontade, e de poder mágico do bruxo que o possui. A vareta de acordo com vários compêndios de magia, deve ter aproximadamente 50 cm de comprimento. É usada para invocar as salamandras (elementais do fogo) em determinados tipos de rituais, traçar círculos, desenhar símbolos mágicos, direcionar a energia e mexer bebidas no caldeirão. Varetas de freixo são usadas em ritos de cura, as de sabugueiro para consagração e exorcismos, as de acácia e aveleira para todos os tipos de magia branca. As de carvalho servem para magia druídica e solar. Em magias lunares para invocar à Deusa, magia de desejo e ritos de cura usamos varetas de salgueiro e sorveira.

caldeirao.gif

Caldeirão

O caldeirão é um pequeno pote escuro de ferro fundido que combina simbolicamente as influências dos quatro antigos e místicos elementos e que representa o ventre divino da Deusa Mãe, sendo utilizado pelos bruxos para vários propósitos e até ferver poções, queimar incenso e guardar carvão, flores, ervas ou outros elementos mágicos. O caldeirão pode ser usado também como instrumento para divinação - muitos bruxos enchem seu caldeirão com água na noite de Samhain e os utilizam como espelho mágico para olhar o futuro ou o passado.

pentagira.gif

Cálice

O cálice - também conhecido como taça ou vaso sagrado - representa o elemento ar e é usado no altar durante os rituais mágicos e Sabás, como recipiente para a água ou o vinho consagrado. O cálice sagrado é tradicionalmente feito de prata e decorado com vários símbolos mágicosç; entretanto muitos Bruxos modernos usam cálices feitos de latão, estanho e até de cristal.

Espelho Mágico

Esta é uma antiga prática irlandesa muito utilizada pelos camponeses. Pegue um espelho e unte-o com uma mistura de sal e limão. Aguarde uma noite de Lua Crescente e "aprisione-a" no espelho (refletindo nele sua imagem). Seu espelho estará magnetizado, sempre que quiser peça para que a Luz, que agora mora dentro dele, ilumine seus caminhos

pentagira.gif

Espada

A espada cerimonial representa o elemento fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccanianas, a espada cerimonial é usada no lugar do punhal de cabo preto pela Alta Sacerdotisa do coven, para traçar ou apagar um círculo. A espada, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais.

pentagira.gif

Vassoura

A vassoura é símbolo do magistério feminino e das forças purificadoras da natureza. Até hoje é costume "limpar" as energias negativas de uma casa varrendo-as para fora com uma vassoura desenhada com símbolos mágicos (pentagrama, círculo, taça, espada).

pentagira.gif

Bola de cristal

A bola de cristal é um instrumento das artes adivinhatórias, muito popular entre os videntes. A Cristalomancia é também muito praticada pelas bruxas, mas com um propósito maior: mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Mãe, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que é o mundo da Deusa refletida na bola de cristal. Veja a seguir, alguns exemplos básicos da interpretação de figuras da cristalomancia:
Nuvens Violetas: Harmonia e Tranqüilidade;
Nuvens Azuis: Conquista e Felicidade;
Nuvens Verdes: Lucro e Prosperidade;
Nuvens Amarelas: Dúvidas esclarecidas em breve;
Nuvens Laranjas: Decisões difíceis e definitivas; Nuvens Vermelhas: Obstáculos e Agitação;
Manchas Claras: Pequenos problemas;
Manchas Escuras: Grandes problemas;
Estrelas: Sonhos impossíveis;
Coração: Vivencia de um grande amor;
Serpente: Cuidado com a saúde;
Pássaros: Surpresas;
Olho: Siga mais a tua intuição;
Espada: Desarmonia;
Balança: Recompensa justa;
Imagem Interior à Bola de Cristal: Presença ou Futuro imediato; Imagem Posterior à Bola de Cristal: Passado que exercerá influencia sobre o presente;
Imagem à Direita da Bola de Cristal: Boas influencias;
Imagem à Esquerda da Bola de Cristal: Más influencias.

pentagira.gif

Túnica(veste)

As túnicas são as vestimentas que utilizamos exclusivamente em nossos rituais. Há bruxas que preferem se "vestir de céu" ( ficam nuas nos rituais), mas as túnicas desempenham um papel tão "neutro" quanto a nudez. A maioria dos rituais são bem realizados quando as energias circulam livremente pelo corpo, sem o bloqueio de outras fontes de energia, como as ficam armazenadas em nossas roupas comum.

Este site foi criado por Pedro A. O. Santos